terça-feira, 7 de julho de 2009

BOMBA

Família de chefe de divisão lucrou com a Câmara
00h18m
ANA CORREIA COSTA

Ajuste directo de serviço beneficiou empresa de mulher e irmã de um funcionário.
A Câmara de Santo Tirso adjudicou um serviço, por ajuste directo, à empresa da mulher e da irmã de um chefe de Divisão. A firma de parques infantis terá ganho 72 500 euros para apoiar actividades do Pavilhão Desportivo.

O site "Transparência na Administração Pública", cujos dados se baseiam no portal do Governo referente aos contratos públicos, confirma o menos transparente - e ilegal - procedimento: a empresa Paula & Teresa - Parques de Diversão Infantil, Lda, sediada nos Carvalhais, em Santo Tirso, onde detinha a loja "Brincadeiras e Companhia", foi seleccionada pela autarquia para prestar "apoio técnico às actividades desportivas do Complexo Desportivo Municipal". Um serviço adjudicado por ajuste directo a 11 de Dezembro último pelo montante de 72 557 euros.

Até aqui, o desígnio da contratação seria o aspecto questionável do negócio, já que, de acordo com o contrato de sociedade da firma, a que o JN teve acesso, esta "tem por objecto parque de diversão infantil e actividades de tempos livres. Organização de festas para crianças: aniversários, Natal, Carnaval. Espaços de jogos dedicados a ocupar e divertir as crianças com acompanhamento de monitoras", pelo que não fica esclarecido em que medida esta empresa poderia garantir "apoio técnico às actividades desportivas" do Pavilhão Desportivo.

Porém, a adjudicação ganha novo contorno quando se percebe que as sócias da firma em causa são, respectivamente, esposa e irmã do chefe de Divisão do Desporto da autarquia tirsense, Vítor Manuel Carvalho Matos. É que a lei impede os municípios de adjudicarem obras ou serviços a empresas cujos sócios sejam familiares directos de funcionários, como acontece neste caso.

Trata-se de uma violação do Estatuto Disciplinar dos Funcionários e Agentes da Administração Central, Regional e Local, de acordo com o Decreto-Lei 413/93 de 23 de Dezembro onde, no artigo 4º, se lê que "os titulares de órgãos, funcionários e agentes não podem beneficiar, pessoal e indevidamente, de actos ou tomar parte em contratos em cujo processo de formação intervenham órgãos ou serviços colocados na sua directa dependência ou sob sua directa influência", e pode mesmo constituir fundamento de cessação da comissão de serviço.

Entretanto, o "Brincadeiras e Companhia", sede da Paula & Teresa - Parques de Diversão Infantil, Lda, encerrou no primeiro trimestre deste ano, pouco após a referida adjudicação, mas a edilidade garante que a firma prestou o apoio contratualizado.

O presidente da autarquia, Castro Fernandes, e o vereador do Desporto, José Pedro Machado, não quiseram comentar o caso, mas o Gabinete Jurídico da Câmara esclareceu, em comunicado enviado por e-mail, que "o contrato de prestação de serviços em causa não foi adjudicado à esposa de nenhum funcionário com funções de dirigente mas sim a uma sociedade comercial, pessoa colectiva".

Explica-se ainda que, para "rentabilizar o Complexo Desportivo Municipal e prestar um adequado serviço público aos respectivos utentes, houve necessidade de contratar 19 monitores para prestar apoio técnico, entre os meses de Dezembro de 2008 e Maio de 2009, às modalidades de cardio-fitness, musculação, desporto sénior, natação, hidroginástica e animação desportiva que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver todos os anos".

7 comentários:

Menina Tirsense disse...

E PUM! A bomba explodiu! :)

Anônimo disse...

Não deves saber muito bem o que é uma bomba. Nem queiras saber.....

Anônimo disse...

Na Base há lá mais, procurem bem!

Anônimo disse...

Está na hora de limpar Santo Tirso! Merecemos e precisamos de gente nova na Câmara Municipal!

Menina Tirsense disse...

Limpar Santo Tirso? Vamos eleger varredores e senhoras da limpeza? :)

Luís Manuel Dias disse...

Pensam que este é o único caso?
Na CMST é só panelas...
Senão vejam só:
Se forem ao site transparência na administração pública verão que a CM tem contratos com uma ermpresa de uma amiga íntima do presidente, para apoio ás obras municipais(como se os engenheiros daquele serviços não chegessem para resolver os problemas), com uma empresa de limpeza de terrenos que é simplesmente da acessora de imprensa do presidente, Isabel Martins e do seu namorada, que por sua vez já foi electricista da câmara, tem também um contrato com uma firma de contabilidade que é do tesoureiro da junta de freguesia de Lamelas, etc. etc. etc.

Anônimo disse...

LOL